quarta-feira, 24 de março de 2010

Complexo do Alemão



Tenho ouvido muito falar no Compelxo do Alemão nos últimos dias. Negativamente, claro. Mas queria deixar aqui um pouco de tudo que tenho visto acontecer dentro daquela comunidade, que ao contrário do que se pensa, está recheada de boas iniciativas e de gente super do bem.
É a cultura invadindo a periferia carioca e transformando vidas.

A pouco estive na comunidade visitando um de meus projetos queridos, o Afroreggae. Esta ONG atua em áreas consideradas de riscos na cidade do Rio de Janeiro, entre elas, Cantagalo, Vigário Geral, Parada de Lucas, Complexo do Alemão e logo logo na Vila Cruzeiro. Alí conhecemos alunos das oficinas de percussão e circo, além do núcleo de Vídeo que comanda uma TV comunitária com assuntos super interessantes. A alegria tomou conta daquelas crianças.

É impressionante ver como aquele lugar pulsa, as ruas sempre cheias, o comércio intenso, a criançada na rua, música, rádio, enfim! Não podemos deixar de lado um lugar marginalizado pela imprensa e massacrado pela sociedade. Se queremos trazer a Copa, Olimpíadas, defender nosso petróleo, não podemos esquecer de lutar pelos nossos amigos que alí vivem! Estou com eles!

Ainda destaque para o dia da Favela realizado pela CUFA - Central Única das Favelas também nesta comunidade com diversas atividades culturais e esportivas para a garotada. Foi show!

Aproveitando o ensejo, a notícia é: Domingo que vem, dia 28 de março rola Conexões Urbanas na Vila Cruzeiro com Afroreggae, Preta Gil e Banda Calipso. Essa é uma iniciativa do projeto que tem por objetivo levar grandes shows para áreas excluídas. É a conexão dos mundos.