quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A Côr da Esperança



Amanhã,



A tristeza vai transformar-se em alegria,
E o sol vai brilhar no céu de um novo dia,




Vamos sair pelas ruas, pelas ruas da cidade,
Peito aberto, Cara ao sol da felicidade.



E no canto de amor assim,


Sempre vão surgir em mim, novas fantasias,


Sinto vibrando no ar,


E sei que não é vã, a cor da esperança,
A esperança do amanhã.



Mestre Cartola
_________________________________________________________________
Tem violino no samba!



Essa música me remete ao trabalho lindo realizado no Centro Cultural Cartola com crianças e jovens da comunidade da Mangueira. No meio de um mundo dominado pelo ritmo do funk, jovens aprendem música clássica e transformam suas vidas.


Pasmem! Por incrível que pareça esse trabalho realizado por Nilcemar Nogueira, neta de Cartola, tem por objetivo mais que a inclusão de um novo ritmo na vida desses adolescentes, mas o resgate de um outro som que embalou a vida da Mangueira por muitos reluzentes anos: o samba!


No Centro Cultural, localizado na beira do morro, são realizadas diversas atividades, como aulas de capoeira, de violino, piano e iniciação musical. Além do trabalho musical, uma mestre griô conta histórias reais e mágicas que agitaram o dia-a-dia da comunidade há anos, trazendo a tona a importância de se resguardar tudo que foi construído por um povo que, mesmo com tantas dificuldades, soube ser muito feliz. A Ação Griô incentiva a troca de experiências entre gerações. É uma mistura que dá samba! E do bom!


Dentre as figuras destacadas (claro!) não poderia faltar as histórias do Mestre Cartola, autor de belíssimas canções que até hoje dão vida a sonhos, amores e muitas rodas de samba pelo mundo. Ah, Cartola!


Fico feliz de poder contribuir para o sucesso desse trabalho e acompanhar o crescimento musical e pessoal dessas crianças. Sou testemunha de que de três anos para cá, eles amadureceram muito! É encantador vê-los tocar! Vê-los se emocionar com o som das cordas de seus violinos!


Exemplo do sucesso desse projeto é o Nathan, um lindo menino, que por conta dessa oportunidade, hoje faz parte da Orquestra Jovem Brasileira! Parabéns, Nathan! Você vai longe! E euestarei vibrando por você!

Parabéns, Nilcemar! Jorge! Milly! Janaina! Mayra! Izabel! E todos os fabulosos seres que nos ensinam todos os dias que é possível transformar sonhos em realidade através da cultura!




Para maiores informações do procejo acesse: http://www.cartola.org.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário